XI Congresso da APLOP

 

PARCEIRO - PORTO DE MAPUTO

IV Encontro de Portos da CPLP - Franklin Spencer

LOBITO | 2013

11 E 12 DE SETEMBRO | MINISTRA DO MAR NA CERIMÓNIA DE ABERTURA

Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, acolhe o X Congresso dos Portos de Língua Portuguesa

O investimento em infraestruturas, o desenvolvimento do negócio portuário, o direito portuário nos países de língua portuguesa, a integração nas cadeias logísticas e as tendências de shipping e as oportunidades para o espaço da CPLP são os temas principais do X Congresso dos Portos de Língua Portuguesa.

Promovido pela APLOP – Associação dos Portos de Língua Portuguesa, decorre na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, esta segunda e terça-feira. Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, Carlos Manuel Castro, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, e Jacqueline Wendpap, representando a presidência da APLOP, estarão presentes na cerimónia de abertura do Congresso.

O evento reúne diversos representantes do espaço lusófono marítimo-portuário que, em conjunto, vão debater os principais desafios que se colocam face ao futuro do sector. Conta também com a presença de um responsável da Agence Nationale des Ports, de Marrocos, país que tem o estatuto de observador na APLOP.

O congresso é realizado anualmente sob o mote de fortalecer as relações comerciais entre os portos de língua portuguesa.

Recorde-se que a Gare Marítima de Alcântara já tinha albergado outro congresso da APLOP, em 2012. Porto, Fortaleza, Rio de Janeiro, Mindelo, Luanda, São Tomé, Lobito, Maputo, Itajaí, foram outras das cidades a acolher congressos e reuniões intercalares desta associação pluricontinental.

A APLOP foi constituída tendo como objectivo primacial reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os seus membros, estando integrados como associados os países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor); Marrocos e Macau têm o estatuto de Observadores.


 

CONSULTE O PROGRAMA
 
 

 




Data: 2017-09-09





TOP